Coaching é um processo com início, meio e fim, definido em comum acordo entre coach (profissional) e o coachees (clientes). Nesse processo o coach apoia o cliente a realizar, por meio do desenvolvimento e aprimoramento de competências, as suas metas e objetivos e o auxilia a reconhecer e superar as adversidades. No coaching em grupo utilizamos um conjunto abundante e variado de ferramentas e processos, com a vantagem poderosa de aglutinar pessoas e gerar grandes resultados. Nesse processo o indivíduo é encorajado a acreditar mais em suas capacidades e no poder coletivo. Por isso, esta metodologia tem um grande e positivo impacto no processo de evolução pessoal uma vez que gera comprometimento da pessoa consigo mesma e com os demais participantes do grupo, fazendo com que sinta-se como uma peça fundamental dentro do processo de crescimento conjunto.

Esta metodologia é uma excelente opção para trabalhar times organizacionais ou pessoas com os mesmos interesses. Neste caso, realizamos muitos exercícios sistêmicos para todo o grupo, permitindo a cada um conhecer-se melhor, entender o sistema onde está inserido e aprender novos comportamentos para que se sinta melhor e mais preparado para crescer profissionalmente e pessoalmente. Muitas vezes estas sessões completam-se com as Constelações Sistêmicas, para analisar um tema relevante mais profundamente. A grande vantagem do Coaching em grupo é que o aprendizado entre participantes é expandido devido a troca de experiências. Antes da formação dos grupos fazemos uma sessão individual com a finalidade de detectar e estabelecer da forma mais assertiva possível os objetivos individuais e globais do coachee. Essa sessão individual permite ao coach analisar de forma sistêmica em qual grupo o coachee se encaixará melhor, possibilitando o melhor aproveitamento das sessões em grupo.

 

 

Para potencializar os resultados, sempre utilizo dois tipos de ferramentas: ferramentas cognitivas, para estimular as questões racionais; e ferramentas “soft”, para estimular as questões emocionais envolvidas no processo. Assim contemplamos os dois hemisférios cerebrais de cada indivídu o, potencializando assim a união de diversas inteligências formando uma inteligência coletiva muito poderosa que contribuirá para o desenvolvimento de todos.

Minha proposta está baseada em aumentar o repertório de possibilidades. Acredito que ninguém precisa mudar sua estrutura essencial, mas pode se presentear com novas habilidades para utilizar quando perceber que as antigas não estão funcionando bem ou não estão dando o resultado desejado.

O PROCESSO DE COACHING:

Encontros Presenciais – dinâmicas + ferramentas em Grupo
Em cada encontro presencial alinharemos as expectativas, faremos um “jornal falado” sobre as questões demandadas e/ou percebidas como relevantes e utilizaremos diversas dinâmicas que, desenvolvidas em grupo, se configuram como ferramenta poderosas. Essas dinâmicas podem ser utilizadas como um instrumento que propicia momentos de reflexão aos participantes de um grupo.

Suporte ao Coachee
Proporciono planejamento e suporte para que cada coachee se desenvolva da melhor forma possível.

Sessão Individuais
Sim, podemos falar que, mesmo em grupo, será importante ter observação individual. No desenvolvimento das sessões haverá um canal aberto para que cada coachee possa sanar possíveis dúvidas, problemas ou para ter um feedback de maneira individual.

Feedback Particular
 O feedback é uma ferramenta fundamental no processo. Utilizaremos o feedback como um meio construtivo na intenção de promover orientação e auxílio no desenvolvimento de cada pessoa.

APLICAÇÕES DO COACHING EM GRUPOS / EQUIPES

 

Aumento da integração entre as pessoas/profissionais/líderes

Aumento da confiança de cada membro da equipe

Criação de uma inteligência coletiva

Aprimorar as competências individuais e coletivas

Resolver dificuldades interpessoais

Quebra de crenças limitante

Desenvolver um ambiente aberto a cocriação

Solucionar problemas em conjunto

Estabelecer e potencializar vínculos

Oportunidade de conhecer melhor o outro e expandir a visão

Descoberta de interesses em comum

Aprender a lidar com conflitos

Fortalecer as forças individuais e transformar o grupo em uma energia maior

 

QUER CONHECER MAIS SOBRE OS PROCESSOS DE COACHING?
CLIQUE AQUI E AGENDE UMA CONVERSA SEM COMPROMISSO.