As Constelações Organizacionais permitem ascender as informações do subconsciente das organizações e ver suas dinâmicas ocultas da mesma.

A constelação trata essencialmente de fazer o diagnóstico e analisar alternativas para uma possível mudança, com o intuito de ajudar o cliente a descobrir as melhores estratégias para implementar as soluções encontradas.

Esta metodologia tem como principal recurso a capacidade do ser humano em representar comportamentos e emoções pertencentes ao sistema de outros.

Baseia-se no Pensamento Sistêmico, uma nova forma de análise que incide no conjunto, em que é importante olhar o sistema como um todo.

 

 

DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE UMA CONSTELAÇÃO:

ENTREVISTA

Momento de troca de informações entre o Cliente e o Facilitador, permite que se decida quais partes, quais envolvidos principais, quais elementos e qual tema da organização iremos trabalhar.

 



POSICIONAR OS REPRESENTANTES

O cliente escolhe um representante para cada item e elemento que se vai trabalhar, e os posiciona no campo de trabalho intuitivamente. Neste momento começamos a ter acesso ao “campo” disponibilizado pelo cliente e será por este lugar que a Constelação irá se desenrolar , trabalhando com as informações que se apresentam.

 



OBSERVAÇÃO E DIAGNÓSTICO

O cliente fica no papel de observador e, através dos representantes e do diálogo com o Facilitador, pode ver onde está o problema e ver a possível decisão a tomar para melhorar a sua situação atual ou a situação atual da empresa.

 



CAMINHO PARA SOLUÇÃO

Finalizamos a Constelação, agradecendo os representantes por sua abertura e disponibilidade e caso seja necessário, fazer algum comentário que possa contribuir para ampliação da percepção do cliente. Este momento deve ser curto, para que o cliente racionalize o mínimo possível sobre o que vu, aprendeu e interiorizou.

 

 

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

Eficácia na simplicidade
Com esta metodologia trabalha-se de uma maneira extremamente simples e sintética, com poucos elementos, mas com toda a informação que o cliente dispõe, seja de forma racional, cognitiva, intuitiva ou emocional.

O que é verdadeiramente interessante é que o Cliente fica com uma imagem clara da sua situação real, da possível solução ou do caminho que deve percorrer para encontrar a solução. Tudo se faz de uma forma intuitiva e fluida, fazendo com que a solução seja totalmente integrada pelo Cliente e de fácil aplicação.

Confidencialidade e privacidade
Trabalhar no ambiente empresarial requer que algumas das questões sejam tratadas com a maior confidencialidade possível, evitando a divulgação de detalhes inerentes à organização.

Com esta metodologia, a confidencialidade está garantida, já que é possível trabalhar com poucos detalhes e sem nenhuma informação, caso se trabalhe com outras pessoas. Outra opção, será optar por um trabalho individual ou o Coaching Sistémico.

 

APLICAÇÕES: aplica-se a qualquer sistema em que o ser humano é o elemento principal.

 

EM EMPRESAS OU ORGANIZAÇÕES:

Definição de estratégia

Alinhamento da coerência da estrutura organizacional

Preparação e diagnóstico

Estudo de marcas e produto

Diagnóstico de funcionamento

Gestão de conflitos

Departamentos: Efeitos sistêmicos

Desenvolvimento de espírito de equipe

Planejamento e preparação para negociações

Integração após fusão ou aquisição de uma organização

Gestão de projetos

Teste de projetos ou a criação de uma nova empresa

Análise do processo de decisão nas áreas de negócio

Análise em estruturas organizacionais disfuncionais

Dinâmicas em Empresas Familiares

Análise de efeitos sistêmicos interativos nos diferentes departamentos de uma empresa

Avaliação da eficácia de importantes passos ou mudanças numa organização

Análise de decisões: “Devo fazer do jeito x, y, z ou uma outra hipótese qualquer?”

Recrutamento e seleção de pessoal

Processo de sucessão, como encontrar caminhos de soluções para ultrapassar as dificuldades de passar o negócio para a geração seguinte ou gestão seguinte

Análise e melhoria das interações entre vendedores e clientes

EM ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS:

Decisões

Clarificar a posição na empresa

Supervisão

Clarificar objetivos

Encontrar equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Responder a questões pessoais como “Devo ficar ou devo sair?”

Trabalhar por conta própria ou por conta de outros

Resolver conflitos com colegas, clientes e fornecedores

Encontrar um bom lugar na empresa

Supervisionar com eficiência

SINAIS DE ALERTA DE QUE PODEM EXISTIR TEMAS SISTÊMICOS OCULTOS NA EMPRESA OU ORGANIZAÇÃO:

Existem conflitos entre sócios, equipes ou setores

Estagnação nos resultados apesar de todos os esforços

“Parece” existir algo oculto que interfere no bom andamento da organização

Repetição de padrões de erros, falhas de processos, ações judiciais

Os produtos apesar de bem desenvolvidos não vendem

Falta cooperação, ordem e clareza sobre o que deve ser feito

Dificuldade de inovação e renovação

O sucessor encontra dificuldades de continuar na organização

Processos de fusão e aquisição gerando conflitos

Negociações mal-sucedidas

Alta rotatividade de pessoas em um determinado cargo ou setor

As pessoas se sentem infelizes e adoecem na organização





 

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